A Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secitec) quer acelerar as obras de construção de 8 novas escolas técnicas de educação profissional e tecnológica e, em 2014, dobrar o número de pontos que ofertam ensino profissionalizante e técnico no Estado com aulas nessas novas unidades de ensino.
De acordo com o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Rafael Bastos, Mato Grosso tem 8 unidades do segmento capacitação técnica nas cidades de Alta Floresta, Barra do Garças, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Poroxéu, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra. Com a conclusão das obras em andamento nas cidades de Água Boa, Cáceres, Campo Verde, Cuiabá, Juara, Matupá, Primavera do Leste e Sorriso, de 8 sobe para 16 o número de escolas técnicas profissionalizantes.
Bastos comenta que outro desafio assumido pela administração será o de entregar todos 444 laboratórios de informática até junho deste ano. Os equipamentos, adquiridos com recursos de emendas da bancada federal de Mato Grosso alocados no Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT&I), vão contemplar todos os 141 municípios de Mato Grosso.
Para 2013, a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia prepara oferecer cerca de duas mil vagas em cursos técnicos profissionalizantes. Os interessados em participar de capacitação feita pela pasta precisam ficar atentos aos processos seletivos, presentes no site da instituição governamental.