Pouco mais de 24 mil candidatos se inscreveram para disputar a 1,9 mil vagas oferecidas nos 49 cursos de graduação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Os aprovados nesta primeira chamada devem efetuar as matrículas entre os dias 18 e 22. A segunda será divulgada no dia 28 e as matrículas poderão ser feitas entre 1º a 5 de fevereiro. Caso o candidato não tenha sido selecionado em nenhuma das duas, pode manifestar o interesse em estudar na universidade entre 28 de janeiro a 8 de fevereiro, por meio do sistema.
A pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Ana Maria Di Renzo, explicou que a procura pela Unemat surpreendeu, principalmente pelo número de candidatos de outras regiões do país. Dados na própria universidade apontam que a quantidade é superior ao número de inscrições confirmadas normalmente registrados nos vestibulares tradicionais. Essa é a primeira vez que a instituição adota as notas do Exame Nacional de Ensino Médio como critério de seleção ingresso na universidade.
Ana Di Renzo afirmou o crescimento no número de candidatos interessados em estudar na Unemat foi maior do que nos vestibulares tradicionais porque mais pessoas puderam conhecer a instituição pelo sistema, além de facilitar a vida do estudante, já que ele não tem custo de inscrição de vestibular e nem gastos com deslocamentos para realizar as provas. “Nosso desejo com a adesão da Unemat ao SiSU, em pelo menos um processo seletivo por ano, é oportunizar e facilitar o acesso da população aos cursos de graduação oferecidos pela Universidade do Estado, que são totalmente gratuitos e de qualidade”, disse.