A Universidade Federal de Mato Grosso é a nona instituição de ensino mais procurada pelos estudantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Oferecendo 5.123 vagas, a instituição já recebeu quase 50 mil inscrições. O balanço parcial dos dois primeiros dias de inscrição foi divulgado, ontem, pelo ministro da Educação, Aloízio Mercadante.
A expectativa dos responsáveis pelo sistema na UFMT é a de que o número cresça ainda mais até sexta-feira (11), prazo final para que os estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), avaliação cuja nota é usada no Sisu, escolham os cursos e as instituições. Isso porque, no ano passado, Mato Grosso teve cerca de 124 mil inscrições, oferecendo pouco mais de 6 mil vagas.
O Ministério da Educação (MEC) pretende, diariamente, atualizar no Sisu as notas de cortes para os estudantes, além de passar dados sobre o número de inscrições por instituição de ensino e os cursos mais procurados.
Nesta terça, ao anunciar o ranking das universidades, Mercadante também revelou os cursos mais procurados e aqueles com as maiores notas de corte. Nenhum curso da UFMT ou de qualquer outra instituição de Mato Grosso figurava nestas duas relações. Das quase 130 mil vagas para cursos superiores oferecidas no país, cerca de 7,5 mil estão em Mato Grosso.
Além das mais de 5,1 mil vagas oferecidas pela UFMT, 501 são do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e 1,9 mil da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), com vagas em Cuiabá e diversos municípios do interior. Ao todo, a UFMT possui vagas para 89 cursos dos 5 campi da instituição. O campus de Cuiabá é o que oferece mais cursos, são 46, seguidos de Rondonópolis (17), Sinop (10), Araguaia – Barra do Garças (8) e o campus de Araguaia – Pontal do Araguaia (8).