A dissertação “Ambiência Urbana e Capacidade Funcional: Uma Relação para Senescência Saudável dos Idosos que Migraram para Região da Amazônia Legal”, da professora Rosângela Guerino Masochini, foi premiada pelo Ministério da Saúde na seletiva nacional da 2ª Edição de Experiências Exitosas de 2014. A premiação aconteceu no Seminário Nacional de Experiências Exitosas de Gestão na Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, que ocorreu junto ao Colegiado Nacional de Coordenadores de Saúde da Pessoa Idosa, nos dias 18 e 19 de novembro, em Brasília.
Professora do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Sinop, Rosângela é titular da disciplina Saúde do Adulto e Idoso. Doutoranda da Escola de Enfermagem Ana Nery-UFRJ e mestre em Saúde e Gestão do Trabalho pela Universidade do Vale do Itajaí-SC, na área da saúde do Idoso, é também, coordenadora do projeto “Correr e caminhar é só começar”, em parceria com a prefeitura municipal de Sinop e o Projeto Saúde da Família.
Para a premiação, foram selecionadas 12 experiências, entre 77 concorrentes, procedentes das cinco regiões do país e representando estados e municípios. As iniciativas premiadas abordaram qualificação da gestão e cuidado em rede, parceria intersetorial no território, ações de promoção da saúde e prevenção de agravos e iniciativas singulares que demonstram sensibilidade no cuidado, inovação e criatividade para lidar com os desafios na gestão do cuidado à população idosa no território.
O evento teve como objetivo a realização de um balanço sobre os avanços e desafios para a implementação da Política Nacional de Saúde Idosa, buscando como resultado, também, a troca e a divulgação de experiências de gestão bem sucedidas, obtendo crescimento no conhecimento da realidade local; aperfeiçoar estratégias de qualificação da gestão no campo; ampliar parcerias e sistematizar subsídios para o aperfeiçoamento dessa política.