PUBLICIDADE

Alunos protestam na câmara contra extinção do Cuiabá Vest

PUBLICIDADE

Estudantes, ex-alunos e professores do Cuiabá Vest fizeram um protesto durante a sessão da câmara para que não seja aprovada a extinção do Cuibaá Vest – cursinho gratuito que prepara alunos para o vestibular. O professor de Geografia, André Sallada disse que “são alunos carentes, que não têm condições de pagar um curso pré-vestibular e através do Cuiabá Vest têm uma oportunidade. Temos uma média de aprovação entre 30% e 50%, o que é maior que a de muitos cursinhos. Temos aproximadamente 40 funcionários, o que é um gasto pequeno se comparado aos resultados”, afirmou.

A reforma administrativa da prefeitura que prevê a extinção da Fundação Educacional de Cuiabá (Funec) e, consequentemente, o fim do Cuiabá Vest, foi apresentada à câmara, ontem e dos 25 vereadores apenas seis se posicionaram oficialmente contra a medida. Caso a extinção seja aprovada, a partir de 2015 cerca de dois mil alunos não terão mais acesso ao curso pré-vestibular gratuito.

Para o líder do governo na câmara, Leonardo de Oliveira (PTB), a medida é necessária por causa da redução da arrecadação este ano e a previsão de uma nova queda em 2015. “Ainda não temos conhecimento do projeto na íntegra, mas sabemos que a Prefeitura tem aumentado os investimentos na educação básica e fundamental. Só com a educação foram gastos cerca de 28% das receitas e com a redução na arrecadação, as contas não batem, por isso é necessário cortar gastos”, disse.

Mário Nadaf (PV) alega que mesmo que o município esteja com dificuldades financeiras é possível buscar outras formas de se cortar gastos sem prejudicar o Cuiabá Vest. “Essa reforma não foi debatida com a sociedade, especialmente a que extingue o Cuiabá Vest. Uma das possibilidades é que o curso não seja mais vinculado à Funec e sim a uma superintendência de alguma das secretarias, o que já reduziria os custos. Outra medida é buscar apoio junto ao Estado, como já foi feito em outras gestões”.

 

 

 

 

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE