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Escolas municipais de Cuiabá avançam e superam projeção do ministério no Ideb

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As escolas de educação básica da capital superaram a meta nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2013 para os anos iniciais (do 1º ao 5º ano). A média conquistada pelas escolas municipais foi de 5,1, 0,2 pontos acima da meta estipulada pelo Ministério da Educação, cuja projeção foi 4,9 para 2013.

Com essa nota, as escolas municipais ultrapassaram a nota projetada pelo MEC para 2015, que é 5,0. O resultado do Ideb foi divulgado nesta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os anos iniciais também superaram a média do Ideb conquistada em 2011, que foi de 4,8.

As três escolas melhores colocadas da rede municipal, nos anos iniciais, foram: Ana Tereza Arcos Krause (nota 6,4), Rita Caldas Castrillon (6,0) e Maria Ambrósio Pommot (5,9), que ficaram em primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente.

A escola Ana Tereza também conquistou a melhor nota entre todas as escolas públicas de Cuiabá nos anos iniciais.

Apesar de não ter ficado entre as três primeiras colocadas, a escola Irmã Maria Betty de Souza se destacou pelo crescimento da nota, em comparação a 2011. Ela passou de 4,1 para 5,4, ou seja, um aumento de 13 pontos.

Nos anos finais (do 6º ao 9º), a média de nota das escolas se manteve em relação a 2011, mantendo a média de 4,2, acima da meta projetada pelo MEC, que é 4,0. As escolas Francisval de Brito (5,2), Elza Luiza Esteves (5,0) e Rita Caldas foram as melhores colocadas.

Ao todo, fizeram a prova Brasil nos anos iniciais 49 escolas municipais e, nos anos finais, participaram 14 escolas. Nos anos iniciais, 32 unidades aumentaram a nota. Nos anos finais do total de 14 escolas, quatro tiveram crescimento na nota. Duas escolas participaram pela primeira vez, portanto não têm nota de 2011 para fazer comparativo.

Ideb – O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado pelo Inep em 2007 e representa dois conceitos importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas.

O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar e médias de desempenho na avaliações do Inep, o Saeb para as unidades da federação e para o país, e a prova Brasil para os municípios.

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