PUBLICIDADE

UFMT é a melhor do Estado e a 36ª em ranking nacional de universidades

PUBLICIDADE

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) surge na 36ª colocação (de 192 instituições entre públicas e privadas) no Ranking Universitário Folha (nacional), do jornal Folha de São Paulo, com nota 68, resultante da média de cinco critérios. No referente à qualidade do ensino, ela figura na 45ª posição; em pesquisa 41ª; mercado 52ª; inovação 95ª e internacionalização 83ª. A USP lidera o ranking com 97 pontos, seguida da Universidade Federal de Minas Gerais, com 96 e da federal do Rio de Janeiro, com a mesma pontuação.

No ranking nacional por curso, no quesito qualidade de ensino, a UFMT tem dois na 17ª colocação – Nutrição e Serviço Social. Biologia surge na 19ª posição; Farmácia na 21ª; Medicina Veterinária 22ª; Jornalismo 23ª; Ciências Contábeis e Enfermagem em 28ª e Administração de Empresas 29ª.

A UFMT tem campi em Cuiabá, Rondonópolis, Barra do Garças, Sinop e Pontal do Araguaia. Tem hoje mais de 21 mil alunos em seus 101 cursos de graduação e nos 56 de pós-graduação (mestrado e doutorado).

A pesquisa acadêmica leva em consideração indicadores como número de trabalhos científicos publicados; citações de artigos científicos em outros trabalhos; proporções de publicações por docente; proporção de citações por docente; por publicação; volume de recursos obtidos em agências de fomento; publicações em revistas científicas e proporção de pesquisadores com alta produção acadêmica.

A partir do levantamento se chega às pontuações  para a qualidade de pesquisa acadêmica, do ensino, avaliação do mercado de trabalho, os índices de internalização e inovação.

No ranking nacional, ainda aparecem a Unic na 151ª colocação com 26 pontos e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em 159ª, com 24.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE