Em virtude da Copa do Mundo no Brasil, inclusive com jogos realizados em Cuiabá, o Calendário Escolar 2014 das unidades de ensino da rede municipal foi alterado. Este ano, as escolas municipais terão recesso entre os dias 12 de junho e 12 de julho, retornando as aulas no dia 15 de julho. O recesso será para os alunos, professores e Auxiliar de Desenvolvimento Infantil (atendimento educacional especializado, articuladores, readaptadores de função e intérpretes) que trabalham nas escolas municipais.
Segundo o secretário municipal de educação, Gilberto Figueiredo, o calendário foi finalizado e aprovado em dezembro de 2013 e deve ser cumprido rigorosamente conforme estipulado na matriz curricular, aprovada pela Coordenadoria de Gestão e Legislação da Secretaria de Educação de Cuiabá. “Mesmo com a alteração no calendário escolar, não haverá prejuízo na carga horária das escolas, que será de 200 dias letivos, totalizando 800 horas-aula”.
O ano letivo nas unidades de ensino foi antecipado e as aulas iniciaram no dia 21 de janeiro e será finalizado no dia 13 de dezembro. Segundo o secretário, nas creches municipais os alunos e professores serão dispensados apenas nos dias de jogos da Seleção Brasileira e nos dias de jogos em Cuiabá. Na segunda semana de julho, no período de 7 a 11, haverá recesso para os profissionais.
O calendário escolar está de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
Hoje o atendimento na rede municipal de ensino é de aproximadamente 48 mil alunos. São 6 mil alunos matriculados nas creches, aproximadamente dez mil na pré-escola e os demais no ensino fundamental. A rede municipal de ensino é formada por 92 escolas, 51 creches e seis Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI).