A aula inaugural da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Nova Mutum, foi realizada ontem à noite, no ginásio de esportes Lauro Imich, com participação de 700 acadêmicos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Agronomia e Pedagogia. Integraram a solenidade ainda o reitor Adriano Silva, membros da diretoria da instituição, o presidente do Conselho Estadual de Educação, Agnaldo Garrido e o vice-prefeito Leandro Felix (PSDC).
O reitor Adriano destacou os avanços que ocorreram no processo da estadualização da extinta Uninova para a Unemat, que assumiu toda a estrutura. “Temos a missão de darmos continuidade ao trabalho que vinha sendo realizado pela extinta faculdade do município, e um dos nossos maiores desafios é ampliar os cursos num futuro breve e manter toda a estrutura e oferecer nosso ensino de qualidade”.
A diretora político pedagógico e financeiro do campus, Maria Eloisa, afirmou que a instituição esta perto de concluir sua meta no que tange ao quadro de professores. Ressaltou ainda que nos próximos dias será lançada a seletiva para a contratação de novos professores. “Estarei elaborando o projeto e enviando para a reitoria da instituição em Cáceres, que por sua vez nos dará autonomia para lançar o edital”. Também afirmou que algumas mudanças ocorrerão e que os acadêmicos vão conhecê-las no dia a dia.
O vice-prefeito Leandro Félix, que representou o prefeito Adriano Pivetta, parabenizou toda a comunidade acadêmica pela grande conquista, e ressaltou o esforço de toda a sociedade, que desde a fundação da Uninova se empenhou para garantir a estrutura que recentemente foi repassada. “Tenho certeza que todo o esforço será de grande valia para toda a comunidade estudantil, que sempre sonhou com um ensino superior gratuito e de qualidade, concluiu”.
O processo de estadualização da Uninova iniciou há pouco mais de dois anos com apoio da Assembleia Legislativa e aval do governo estadual. Com a Unemat assumindo a gestão, a prefeitura deixa de fazer investimentos mensais na universidade.