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Inscrições do Programa Brasil Alfabetizado iniciam em fevereiro

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As inscrições do processo seletivo para alfabetizadores, tradutores-intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e coordenadores de turmas de alfabetização de jovens e adultos e idosos podem ser efetuadas de 3 a 14 de fevereiro. Os selecionados atuarão como voluntários no Programa Brasil Alfabetizado (PBA). Para concorrer a qualquer uma das vagas é necessário ter a idade mínima de 18 anos e as inscrições poderão ser feitas nas Assessorias Pedagógicas da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Critérios, calendários, quadro de vagas e detalhamento sobre as regras e locais para inscrições estão no edital 001/2014, veiculado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE), que circulou ontem, com data retroativa a 24 de janeiro.

O Programa Brasil Alfabetizado possui uma estrutura diferenciada para garantir o atendimento ao público e as aulas são realizadas em espaços de fácil acesso à comunidade, como centros de convivências, salões paroquiais e, até mesmo, residências. Caberá ao candidato aprovado no processo seletivo simplificado desenvolver suas atividades nesses espaços.

Conforme o edital, cada interessado só poderá se inscrever para uma das funções. Está previsto apenas o acúmulo da função de alfabetizador de turmas.

A título de bolsa, o Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) pagará aos voluntários cadastrados e vinculados a turmas ativas do PBA valores que variam entre R$ 400 (mínimo) e R$ 800 (máximo) mensais para o alfabetizador coordenador.

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