Começam hoje as matrículas de novos alunos na rede municipal de ensino de Lucas do Rio Verde. No total, são oferecidas 1.930 vagas, distribuídas entre as 16 escolas, sendo 1.518 para as unidades da área urbana (13) e 414 para as da zona rural (3). Para o procedimento, é necessário que os pais apresentem a certidão de nascimento da criança, comprovante de residência, declaração de matrícula e fotocópia do cartão de saúde. Até o momento, já foram inscritos 6.624 alunos e a previsão é chegar a 8.500, da creche aos anos finais do ensino fundamental.
De acordo com a assessoria, para facilitar o acesso dos pais, o número de vagas disponíveis por instituição está no mural de cada escola. A orientação é que a procura pelas vagas seja antecipada, pois as matrículas só permanecem enquanto elas não terminam, o que pode ocorrer rapidamente. No caso dos alunos que irão ingressar no “infantil III” (4 anos de idade), o procedimento inicia na sexta-feira (24). São oferecidas 254 vagas em cinco escolas.
Conforme Só Notícias informou, uma novidade no município, este ano, é que os alunos de cinco unidades escolares terão aula em período integral. As que aderiram a este sistema foram a Érico Veríssimo, que realizou a primeira experiência no ano passado; Caminho para o Futuro, que fica no bairro Jardim das Palmeiras; Bernardo Guimarães, na comunidade Campinho Verde; Fredolino Vieira Barros, no distrito de Groslândia; e a São Cristóvão, na comunidade São Cristóvão.
Nestas escolas, mais de mil alunos estudarão o dia inteiro, a partir de 3 de fevereiro. Juntas, elas compõem a educação infantil e os anos iniciais e finais do ensino fundamental. O objetivo é melhorar o rendimento escolar, além de oferecer atividades complementares como, por exemplo, nas áreas cultural e esportiva.
O ano letivo nas outras 11 escolas municipais de Lucas do Rio Verde também iniciam no dia 3 de fevereiro.