Os estudantes selecionados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) devem estar atentos para não perder o prazo da matrícula. O resultado será divulgado amanhã (13) e o prazo para se inscrever nas instituições vai de 17 a 21 de janeiro. A previsão é que a lista seja divulgada pela manhã no site do Sisu, mas o Ministério da Educação não especificou o horário. O resultado poderá ser consultado também nas instituições participantes e na central de atendimento, por meio do telefone 0800-616161.
O estudante deve verificar, na instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e procedimentos para matrícula. Quem perder o prazo, perde a vaga. Como cada candidato pode fazer até duas opções de curso na hora da inscrição, na primeira chamada ele pode ser aprovado tanto para a primeira quanto para a segunda opção. O que for selecionado para a primeira opção que não efetuar a matrícula será automaticamente excluído do processo de seleção. Já o candidato aprovado para a segunda opção que não efetuar a matrícula poderá ainda ser convocado na segunda chamada, para a primeira opção, caso as vagas do curso não sejam todas preenchidas.
O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 27 de janeiro e a matrícula poderá ser feita de 31 de janeiro a 4 de fevereiro. O estudante que não for selecionado em nenhuma das duas chamadas ou for escolhido na segunda opção, independentemente de ter se matriculado, poderá participar da lista de espera. Ela vale apenas para a primeira opção de curso. Para isso, é preciso fazer a adesão no site do Sisu, de 27 de janeiro a 7 de fevereiro. Os alunos serão convocados a partir do dia 11 de fevereiro.
O Sisu seleciona estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta edição, ele oferece 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior.
O balanço divulgado pelo Ministério da Educação na noite de sexta-feira (10), antes do encerramento das inscrições, mostra que os inscritos no Sisu já eram quase 50% dos 5 milhões de candidatos que fizeram o Enem de 2013, o que totaliza 2,4 milhões de candidatos. O programa seleciona os candidatos com base na nota do exame. O balanço final dos inscritos no Sisu será divulgado, amanhã, pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante.