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Escolas estaduais de MT se destacam no cenário nacional com bandas e fanfarras

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O Projeto Interdisciplinar de Arte na Escola (Prinart) é uma das referências no processo de ensino e aprendizagem nas unidades da rede estadual. Com o uso das linguagens artísticas como música, dança, teatro e artes visuais, em 2015 o Prinart beneficiou cerca de 10 mil alunos de 174 escolas em 60 municípios.

As instituições escolhem o campo da arte que irão desenvolver e muitas optam pela criação e manutenção das bandas e fanfarras. Algumas delas tem se destacado no cenário nacional. É o caso da Escola Estadual Dione Augusta Silva Souza, onde o Prinart acontece por meio da banda, conhecida como Bandi. A escola, localizada no CPA IV, em Cuiabá, já vinha trabalhando com a fanfarra há mais de 10 anos e no ano passado viu a chance de melhorar e ampliar a ação com o Prinart.

Com a inserção do projeto, a fanfarra se transformou em banda, ganhou instrumentos de sopro, e corpo coreográfico e performático. A iniciativa envolve toda a comunidade escolar, inclusive com ex-alunos que atuam como monitores voluntários. “Trabalhamos educação musical e social, e sentimos a evolução na postura dos estudantes nos últimos anos. Essa transformação é reflexo das atividades na escola que contam com envolvimento das famílias”, pontua o regente, Josemar Augusto Castro da Silva.

O maestro relata que o trabalho envolve 40 estudantes que realizam diversas apresentações artísticas durante o ano, além de participar de competições. A exemplo da 8ª Copa Norte & Nordeste de Bandas e Fanfarras em João Pessoa, na Paraíba, em dezembro, onde conquistaram cinco títulos.

A escola estadual Professora Adalgisa de Barros, em Várzea Grande, que também possui uma banda pelo Prinart, conquistou quatro troféus na mesma competição. As duas escolas de Mato Grosso foram convidadas a participar da competição como reconhecimento da qualidade do trabalho desenvolvido.

Outras duas unidades estaduais que desenvolvem os projetos de banda e fanfarra pelo Prinat tiveram seus trabalhos reconhecidos nacionalmente. O Liceu Cuiabano Profª Maria de Arruda Muller e a EE Presidente Medici participaram do 3º Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras, que ocorreu em Recife, Pernambuco, em dezembro. Ao todo, as instituições conquistaram nove títulos.

Na EE Pres. Medici cerca de 100 crianças e adolescentes participam das oficinas de percussão, dança e coreografia com elementos e adereços. Antes da implantação do Prinart, a fanfarra estava inativa há oito anos. O regente de banda de percussão da escola, Marcos Santana de Albuquerque, explica que o trabalho realizado supera o desenvolvimento das características artísticas de cada estudante e também colabora no desenvolvimento da educação social.

“Para participar do projeto, apresentações e competições, além das aulas, os jovens precisam passar pela classificação pedagógica. Neste momento, são avaliadas as notas, a participação em sala, comportamento na escola e em casa. Dessa forma, acompanhamos a evolução deles, e percebemos a melhora do comportamento e de interesse nas aulas após a implantação do projeto”, explica o professor.

O Prinart propõe um trabalho de cunho pedagógico, interdisciplinar, de forma que contempla os diferentes aspectos da arte como conhecimentos, em conformidade com as necessidades apontadas pela unidade escolar em seu Projeto Político Pedagógico (PPP). Para a execução do projeto nas escolas, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Coordenadoria de Projetos Educativos, investiu em 2015 R$ 6.645.122,00 – valor referente ao pagamento de professores que realizam as atividades.

De acordo com a coordenadora de Projetos Educativos da Seduc, Mariana Máximo, as artes são importantes para o desenvolvimento cognitivo dos alunos. “Elas ampliam a possibilidade de compreensão do mundo e colaboram para um melhor entendimento dos conteúdos relacionados a outras áreas do conhecimento, tais como matemática, língua, história e geografia”, avalia.

Atualmente, 174 escolas da rede estadual ofertam o projeto, por meio de atividades como canto coral; instrumentos de corda, de teclado e de sopro; fanfarra/percussão; instrumentos artesanais com materiais reciclados; teatro; banda escolar; música/musicalidade/grupo musical; corpo coreográfico/pavilhão de bandeiras; baliza/balizador; dança e pintura – desenho, artesanato e esculturas.

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