PUBLICIDADE

Secretaria de Educação capacita 1,3 mil técnicos com cursos online no Estado

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) capacitou mais de 1,3 mil técnicos por meio de cursos online, este ano, utilizando o Sistema de Gestão Educacional Integrado (SigEduca), ferramenta sistêmica de trabalho disponibilizada via web para os profissionais da rede de ensino de Mato Grosso.

Apesar do sistema SigEduga ter sido implantado em 2008, a viabilização da capacitação online só entrou em operação este ano. Antes o processo era ofertado de maneira presencial, sendo que a última delas foi realizada em 2012. O processo era desgastante para os profissionais, além de ter gastos altos com a operacionalização.

Dois cursos foram ministrados no segundo semestre, com a participação de 1.333 servidores de escolas, sendo 124 deles inclusos em uma turma extra. Em média, cada curso teve duração de dois meses, sendo o primeiro em agosto e setembro com técnicos de secretarias, secretários e diretores de Cuiabá e Várzea Grande, totalizando 672 participantes.

O segundo, nos meses de outubro e novembro, com 700 inscritos dos polos de Juara, Matupá e Alta Floresta. No total, 537 concluíram o trabalho. Posteriormente houve abertura da turma extra para atender 124 pessoas.

Em linhas gerais, os cursos orientam sobre os procedimentos e processos que atendem à demanda de gestão administrativa e com a inserção de matrizes curriculares, gestão acadêmica e processo de atribuição de classes/aulas e jornada de trabalho, além de orientações regulamentadas em portarias normativa e edital de seleção.

Os profissionais receberam os certificados digitais após assistir videoaulas orientativas e responder todas as atividades avaliativas na sala de aula, além de ter 70% de frequência.

Além da comodidade para aqueles que trabalham nos setores administrativos, o curso à distância possibilitou a melhor utilização dos recursos. De acordo com o setor de gestão de pessoas, em 2012 quando os últimos cursos presenciais foram oferecidos, cerca de R$ 700 mil foram gastos para realiza-los em 50 municípios da Baixada Cuiabana e dos polos de Alta Floresta, Juara e Matupá.

Em 2013 não houve capacitação, mas no ano passado a Seduc disponibilizou a capacitação em videoaulas, fornecendo a orientação passo a passo sobre o uso das ferramentas disponíveis pelo SigEduca. Devido ao grande número de acesso as videoaulas, a Seduc criou o curso online.

“Capacitando na ponta, diminui consideravelmente a demanda para Seduc, tanto de retrabalhos na área administrativa, como de telefones e de e-mails”, pontuou Cristiane Alves Pereira, técnica da Superintendência de Gestão de Pessoas.

Em 2016 os cursos de capacitação online terão continuidade, tendo como objetivo, atingir a capacitação total das equipes gestoras das 752 escolas do Estado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE