PUBLICIDADE

Professoras da Unemat concorrem ao prêmio Inova SUS 2015

PUBLICIDADE

As professoras do curso de Medicina da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Fabiana Aparecida da Silva e Denise da Costa Boamorte Cortela, também coordenadora do curso, submeteram o relato “Desenvolvimento de competências pedagógicas para o ensino-serviços: (trans) formando paradigmas” no Prêmio Inova SUS 2015. Promovido pelo Ministério da Saúde e parceiros, o concurso premiará 62 projetos.

O relato é uma continuidade dos encaminhamentos que a professora Fabiana Silva vem desenvolvendo junto à Faculdade de Saúde da Unemat. Única representante de Mato Grosso aceita no Advencemente of International Mecdical Education and Research (Faimer Brasil), ela e a médica oftalmologista Carolina Mosena Angeloni conduzem o curso “Desenvolvimento de competências pedagógicas para o ensino na saúde” junto aos docentes dos cursos de Medicina, Enfermagem e Educação Física, da Faculdade de Saúde da Unemat, como parte do projeto submetido no Faimer Brasil. O propósito é de desenvolvimento docente para educadores das profissões da saúde.

A condução do curso oportunizará a implantação futura de um Núcleo de Formação e Desenvolvimento da Docência em Saúde na Unemat e o atendimento dos fundamentos das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina (DCNs).

Entre as DCNs está a orientação de que “o curso de graduação em Medicina deverá manter permanente programa de formação e desenvolvimento da docência em saúde, com vistas à valorização do trabalho docente na graduação, ao maior envolvimento dos professores com o Projeto Pedagógico do Curso e a seu aprimoramento em relação à proposta formativa contida no documento”.

O desenvolvimento de competências pedagógicas para o ensino na saúde é uma atividade colaborativa, com participação de 30 docentes. A primeira etapa do curso foi concluída em 2015 após as atividades desenvolvidas entre os meses de outubro e dezembro.

Foram trabalhadas na primeira etapa Metodologias de Ensino e Aprendizagem; Formação de uma comunidade de práticas; História de Vida; Teste de personalidade Myers-Briggs Type Indicator (MBTI) e Dinâmicas de Grupo. Também fazem parte da comissão organizadora os acadêmicos do curso de Medicina: Katiele Dalla Vécchia, Ewerton Mantesso, Irenízia Quinteiro e Wellithon Luz. A segunda etapa está marcada para os meses de fevereiro e março.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE