PUBLICIDADE

Nova Mutum: 650 alunos são “formados” em programas em prevenção às drogas

PUBLICIDADE

Cerca de 650 crianças do 5º ano de ensino fundamental e 250 pais de alunos participaram, hoje, da formatura do Programa Educacional de Resistência as Drogas (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura em Nova Mutum. A solenidade foi realizada no ginásio de esportes Lauro Immich e contou com a presença de autoridades civis e militares.

O Programa foi aplicado aos alunos do 5º ano das escolas municipais Lúcia Faccio, Caminhos do Saber, Carlos Drummond de Andrade, e das particulares Cnec e Piaget. Além dos alunos os pais participaram do Proerd/Pais, uma nova metodologia de trabalho que ensina os pais a identificarem e lidarem com situações de risco, em assuntos relacionados a violência e as drogas.

O prefeito Adriano Pivetta parabenizou o programa e sobre sua importância. “Na nossa época de criança era tudo muito diferente, não podíamos fazer coisas erradas, pois sabíamos que seriamos punidos. Hoje, infelizmente as coisas mudaram e a droga tem provocado grandes estragos em nossa sociedade. O Proerd tem um papel fundamental, ele expõe claramente a essas crianças que a droga é algo que provoca muitos males”.

O tenente coronel, PM Marcos Vieira da Cunha, comandante regional da Policia Militar afirmou em sua fala, durante o evento que desde a implantação do programa mais de 5 mil crianças já receberam o treinamento. “As estatísticas apontam que mais de 90% das crianças que passaram pelo Proerd não tem envolvimento com nenhum tipo de droga ilícita”.

Implantado em Nova Mutum em 2003, o Programa funciona através de uma parceira da Prefeitura e a Policia Militar. A Corporação é responsável por disponibilizar um PM de seu quadro para ministrar as aulas. Em Nova Mutum, a sub-tenente, PM Berbel Balmer é a instrutora disponibilizada pelo 26º Batalhão de Policia Militar e 14º Comando Regional.

O Instrutor do Proerd trabalha na aplicação de material pedagógico que é composto por lições que abordam situações como drogas, noções de cidadania, técnicas para resistir a pressões de colegas e da mídia para o uso de drogas, prevenção do bullying, técnicas de autocontrole para se afastar da violência, maneiras de lidar com o stress, promoção da auto-estima, tomada de decisões e valorização a vida.

Os alunos e pais participantes do programa receberam um certificado de conclusão de curso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Escola técnica abre 640 vagas para cursos em Nova Mutum e mais 11 cidades

A secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação inicia...

Estudante de MT é premiado por pesquisa sobre controle e qualidade de água para bovinos

O estudante Allessandro Brocco, da Escola Técnica Estadual de...

Reitora da UFMT toma posse em cerimônia do Ministério da Educação em Brasília

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...
PUBLICIDADE