A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está construindo 22 quadras poliesportivas cobertas. As obras abrangem municípios de todas as regiões de Mato Grosso. A construção, que faz parte do programa Transforma Educação, tem como meta entregar pelo menos sete delas ainda este ano.
Estão sendo investidos, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), R$ 17,7 milhões. Mais de dez mil alunos serão atendidos com estes investimentos, distribuídos em 17 municípios. As quadras cobertas contam com arquibancadas, equipamentos para as práticas esportivas e toda instalação do sistema elétrico.
A maioria destas obras foi retomada na atual gestão, as quais estão sendo fiscalizadas por técnicos da Superintendência de Infraestrutura e Monitoramento da Seduc. O acompanhamento destas quadras e a consequente conclusão estão no segundo acordo de resultado assumido pelo secretário de Educação, Permínio Pinto, com o governador Pedro Taques, que tem insistentemente cobrado rigor nos investimentos e na qualidade das obras.
Em alguns municípios as obras foram concluídas, porém, não recebidas pela Seduc até que as empresas responsáveis pela execução façam as adequações para corrigir eventuais falhas. A construção de quadra tem sido uma das principais reinvindicações durante as visitas feitas pelo governador e o secretário nas escolas da Capital e do interior.
Após 67 anos de inauguração, a Escola Estadual Santa Claudina, no distrito de Mimoso, em Santo Antonio de Leverger, terá a primeira quadra poliesportiva coberta. O valor está estimado em R$ 440.178,66 e tem um prazo de 180 dias para conclusão da obra, que contará com arquibancada nas duas laterais em uma dimensão de 24 por 32 metros.
Também depois de sete anos, a Seduc retomou a construção da quadra na Escola Estadual Virgínio Nunes Ferraz Júnior no município de Barão de Melgaço. O prazo para entrega desta construção é de 60 dias.