O Google se colocou à disposição para ajudar Mato Grosso no desenvolvimento de tecnologia para atender os 400 mil alunos das escolas estaduais. Detalhes do programa foram discutidos entre a diretoria da empresa no Brasil e o governador Pedro Taques, durante a viagem do chefe do Executivo à Brasília nesta semana.
Os representantes da empresa explicaram ao governador que Mato Grosso é usado pela empresa como um case de sucesso, tendo em vista que diversas aplicações administrativas do Estado foram contratadas do Google. Por conta da parceria de sucesso, a empresa propôs ao Estado apoio para ajudar no desenvolvimento da educação.
Segundo os executivos da empresa, o Google trabalha o Estado como um tripé, primeiro aprimorando os serviços administrativos – já em desenvolvimento -, num segundo momento a empresa pretende contribuir para a o desenvolvimento do parque tecnológico, pela referência mundial no setor e o terceiro passo é contribuir, de forma gratuita, com o avanços para a educação.
A empresa se colocou à disposição para promover gratuitamente toda a parte de tecnologia, inserção digital, e-mail, sites, acesso a conteúdo e vídeo-aulas aos alunos da rede estadual.
No encontro, o governador Pedro Taques ressaltou a necessidade de ir além e destacou que a intenção do Estado é de chegar a um momento de saber, em tempo real, quantos alunos faltaram a aula, em seguida o Estado vai entrar em contatos com os pais para saber os motivos que levaram a falta. Os representantes afirmaram que isso já é possível e é feito nas escolas estaduais do Paraná.
Taques falou da necessidade de aprimorar e ter o governo digital para facilitar a vida do cidadão. Para isso, o Estado já trabalha no desenvolvimento de um novo portal, potencializando a área de serviços públicos. “Eu quero tirar a necessidade do cidadão ir às repartições públicas e sim, levá-las até o cidadão, na casa dele, no ônibus, no serviço e onde ele estiver”.
Para o governador, levar o governo ao cidadão, por meio da internet, também tem a função de trabalhar no combate à corrupção. “Com essas medidas nós conseguimos afastar a corrupção do serviço público. Um exemplo que funciona bem no Brasil é o sistema bancário, que serve de modelo para o mundo inteiro. Precisamos fazer esse link entre a tecnologia e a prevenção de ilícitos”, disse Taques.
Na próxima semana será realizada uma reunião com os representantes da empresa norte-americana e o governo para detalhar mais a ideia.