As atividades do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) do município serão retomadas a partir de segunda-feira (19). O chefe do Departamento de Ensino, Claudir Von Dentz, afirmou que um calendário está sendo elaborado para repor os 100 dias letivos que os alunos perderam durante o período de greve na instituição.
Segundo ele, haverá aulas aos sábados e elas irão até fevereiro do próximo ano. O calendário 2016 deve começar somente em março. Para os estudantes que estão cursando o terceiro ano do ensino médio, o calendário deve ser um pouco diferente.
“Estamos prevendo uma antecipação das disciplinas do núcleo comum que são cobradas no Enem, que é a porta de entrada no nível superior. Estamos analisando um horário especial e deixar para depois as matérias do exame técnico”.
No campus estudam aproximadamente 400 alunos.
A greve na instituição iniciou em julho e os servidores cobravam reajuste de 27%, além de aumentos nos valores dos auxílios, entre outros. O governo federal, em uma primeiro momento, ofertou 21% parcelados em quatro anos. A categoria rejeitou. Posteriormente, houve um acordo em 10,8% em dois anos. Os auxílio também foram reajustados.