Os professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) decidiram, esta tarde, encerrar a greve mais longa da história da instituição. Por 70 votos contra seis, a categoria decidiu que o movimento grevista será encerrado na sexta-feira (16). A decisão tomada pela Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (Adufmat) ainda passará por análise do Conselho Universitário e, se aprovado, as atividades podem ser retomadas na segunda-feira (19).
O movimento grevista iniciou no dia 28 de maio e a categoria pedia um reajuste de 27% para o próximo ano. No entanto, o governo federal sinalizou com proposta de 21% dividido em quatro anos. Os professores não aceitaram e desde então houve impasse nas negociações. Por último o governo apresentou a proposta de reajuste de 10,8% em dois anos, que a entidade nacional da categoria sinalizou pela aceitação.
Os técnicos-administrativos também entraram em greve na mesma data, porém, já aceitaram esta proposta de 10,8% do governo federal e retomaram as atividades.