PUBLICIDADE

Cuiabá terá 100 vagas do Pronatec no segundo semestre

PUBLICIDADE

A prefeitura vai oferecer, a partir deste segundo semestre, 100 vagas para cinco cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As inscrições começam no mês de outubro. A oferta de vagas do Pronatec é coordenada pelo Plano Cuiabá Sem Miséria, que tem o objetivo de promover a redução da pobreza extrema buscando a inclusão social e a promoção da cidadania por meio da oferta de cursos voltados para a inserção no mercado de trabalho.

Neste ano são ofertadas vagas para cursos de organizador de eventos, espanhol básico, auxiliar de fiscalização ambiental, alimentador de linha de produção e padeiro – que serão ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Cuiabá).

De acordo com o secretário de Assistência Social de Cuiabá, José Rodrigues Rocha Júnior, os cursos são gratuitos, com duração mínima de 160 horas, sendo uma importante ferramenta para que as  pessoas em situação de vulnerabilidade tenham acesso à qualificação profissional.

“A qualificação das pessoas é extremamente importante, principalmente neste momento econômico, em que a dificuldade de acesso ao mercado de trabalho aumenta. E o Pronatec passa a ser mais uma chance de a pessoa se qualificar profissionalmente”.

A oferta das vagas é destinada, prioritariamente, para pessoas com idade entre 16 a 59 anos e que estejam inseridas no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), de acordo com a coordenadora do Pronatec em Cuiabá, Rosamaria Carvalho.

“A carência de mão de obra é muito grande no nosso público, especialmente porque as pessoas da assistência social são aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade. Por este motivo são pessoas de baixa escolaridade e consequentemente com baixa probabilidade de ingressar no mercado de trabalho e permanecer nele”.

As inscrições serão feitas a partir no dia 1º de outubro no Senai Cuiabá e nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). No ato da inscrição, o interessado precisa apresentar RG, CPF e comprovante de residência e, assim que matriculado, passa a receber auxílio para alimentação e/ou transporte, além de materiais escolares.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE