PUBLICIDADE

Sinop: Sintep cobra prefeito para revogar aumento no número de alunos por salas

PUBLICIDADE

A decisão do prefeito Juarez Costa (PMDB) e da secretária de Educação, Gisele Faria de Oliveira, de aumentar o número de alunos por salas de aulas parece não ter agradado aos profissionais da educação. Em assembleia geral, os servidores filiados ao Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep) reprovaram a medida e decidiram encaminhar um ofício ao prefeito solicitando a revogação imediata. “Foi decisão de gabinete. Não foi discutido com ninguém. Este aumento tem reflexo direto no processo de ensino-aprendizagem”, afirmou, ao Só Notícias, o diretor regional do sindicato, Valdeir Pereira.

Valdeir informou que a intenção do sindicato é comparar o número de alunos por salas nas unidades estaduais e municipais para tentar dissuadir o prefeito a manter a medida atual. Segundo ele, para salas com alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental, o Estado permite um máximo de 25 alunos. No município, com a alteração, serão 26 por cada sala de 1º ano e não mais 25, como era anteriormente. Além disso, salas de 2º e 3º anos poderão ter até 28 alunos, ao invés de 25.

No caso de turmas de 4º, 5º e 6º anos, Valdeir informou que nas unidades estaduais são permitidos 27 alunos por sala. No município, a instrução normativa alterou o máximo de 30 para 32. Por fim, em cada sala com alunos de 7º, 8º e 9º anos, o Estado permite até 30 estudantes. Já no município, são 35 crianças.

De acordo com o diretor do Sintep, a prefeitura decretou o aumento para garantir maior número de alunos nas salas, sem necessidade de construir novas escolas. “Continuo considerando que foi uma decisão para suprir a falta de construção de escolas e diminuir a fila de espera. Sinop passa por um processo de crescimento acelerado há vários anos. Não foi de uma hora para outra. Infelizmente, a prefeitura não acompanhou”, avaliou.

O novo decreto já está em vigor. De acordo com o último censo escolar, 12,7 mil alunos estão matriculados na rede municipal de ensino de Sinop. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Começam inscrições para vagas de matrículas escolares em Lucas do Rio Verde

A secretaria de Educação abriu na quinta-feira (2), o período...

Reforma da biblioteca de Sinop deve ser entregue no 1º semestre, prevê secretário

O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Gabriel Vasconcelos...

Ministério confirma mais de 112 mil vagas para o Fies

O Ministério da Educação informou hoje que vai ofertar...
PUBLICIDADE