PUBLICIDADE

Sinop: prefeitura decreta aumento do número de alunos por sala de aula; Sintep critica

PUBLICIDADE

O prefeito Juarez Costa (PMDB) e a secretária de Educação, Gisele Faria de Oliveira, decidiram aumentar o número de alunos por salas de aulas. A medida promoveu alterações na instrução normativa que entrou em vigor em dezembro do ano passado para estabelecer as regras sobre o regime de trabalho e a composição das turmas nas unidades educativas de ensino fundamental na rede de Sinop.

Com a alteração, serão permitidos 26 alunos por cada sala de 1º ano e não mais 25, como era anteriormente. Salas de 2º e 3º anos poderão ter até 28 alunos, ao invés de 25. As turmas de 4º, 5º e 6º anos passarão de 30 para 32 alunos. Por fim, para as salas de 7º, 8º e 9º não houve alterações e o máximo permitido continua sendo de 35 estudantes. A prefeitura manteve a determinação de exigir um espaço físico mínimo de 1,2 metros quadrados por aluno.

O diretor regional do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep), sub-sede de Sinop, Valdeir Pereira, criticou a decisão da prefeitura e disse que a medida não foi discutida. “Foi decidido dentro do gabinete do prefeito. O Conselho Municipal de Educação também não foi comunicado. É uma forma de suprir a ausência de políticas públicas que garantam as vagas dos alunos. Não temos um levantamento exato, mas calculamos que esta manobra deve garantir a matrícula de, aproximadamente, 1 mil alunos”, afirmou, ao Só Notícias.

O novo decreto já está em vigor. De acordo com o último censo escolar, 12,7 mil alunos estão matriculados na rede municipal de ensino de Sinop. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Estudante de MT é premiado por pesquisa sobre controle e qualidade de água para bovinos

O estudante Allessandro Brocco, da Escola Técnica Estadual de...

Reitora da UFMT toma posse em cerimônia do Ministério da Educação em Brasília

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...

Servidora do IFMT conquista prêmio Jovem Investigadora em Portugal com dissertação

A servidora Camila Beatriz Bennemann, do campus Tangará da...
PUBLICIDADE