Sindicato dos Trabalhadores da Educação da Subsede Várzea Grande (Sintep/VG) avaliou como positiva a proposta apresentada pela Prefeitura de Várzea Grande, durante a primeira reunião entre a categoria e representantes do Município, mediada pelo Tribunal de Justiça, ontem. Mas por precaução, está prevista nova reunião na terça-feira (18), às 14h, entre as partes no Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflito do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
O encontro, ontem, teve com objetivo avançar nas negociações, para encerramento da greve que já completa 11 dias. Segundo Gilmar Soares, presidente do Sintep/VG, caso a categoria acate o valor proposto, as aulas retornam na terça-feira. Zilda Pereira Leite, secretária de Educação, declarou que o grupo manteve a proposta de 8,5% para todos os funcionários da categoria, na folha do mês de agosto. Porém, para atingir a solicitação do movimento grevista de 13,66% para todos, o que a prefeitura afirma ser impossível.
"Na segunda -feira (17) passaremos esses valores para a prefeita, Lucimar, e para a equipe econômica. Temos de discutir se vai ou não ultrapassar o valor da lei de responsabilidade fiscal, nosso maior impasse".
De acordo com Gilmar Soares, após receber a resposta da prefeitura, o sindicato irá realizar assembleia, ainda na segunda-feira (17) para consultar a categoria. "Caso os trabalhadores concordem com a proposta, retornamos as atividades já na terça-feira(18)", declarou.