A escola estadual Nilza de Oliveira Pipino obteve a maior média nas provas objetivas do Enem do ano passado levando em consideração apenas as unidades estaduais do município. Já em comparação com outras escolas da rede pública em Mato Grosso, a escola sinopense ficou em segundo lugar, atrás apenas da escola estadual La Salle, de Rondonópolis.
A média da escola rondonopolitana ficou em 524,79, enquanto a da escola sinopense foi de 513,16. Ainda segundo dados do Enem, o indicador de nível socioeconômico da escola em Sinop é considerado “médio alto” e o indicador de permanência na unidade é de 60% a 80%. Na lista das escolas estaduais de Sinop ainda aparecem as unidades Olímpio João Pissinati Guerra com média de 485,59 pontos; Ênio Pipino com 483,12 pontos; Professora Edeli Mantovani com 475,30 pontos e São Vicente de Paula com 473.
A coordenadora pedagógica da escola Nilza de Oliveira Pipino, Renati Gebauer de Negreiro, afirmou que estes resultados são gratas surpresas e representam o esforço de toda a equipe. Segundo ela, os alunos da unidade saem preparados tanto para o trabalho quanto para entrar em qualquer universidade do país. Renati afirmou que recentemente ex-alunos da escola entraram em cursos de Medicina na UFMT Sinop e também em uma universidade de Curitiba, no Paraná.
Atualmente, a escola tem cerca de 1,2 mil alunos nos turnos da manhã e tarde dos ensinos fundamental e médio. Cerca de 50 professores atuam na unidade e outros 20 servidores administrativos.