PUBLICIDADE

Unemat terá mestrado profissional em Ensino de História

PUBLICIDADE

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) passará a oferecer o mestrado profissional em Ensino de História, o Profhistória, com ingresso no primeiro semestre do próximo anos e que abrirá 12 vagas para formação de professores da Educação Básica. A Unemat foi uma das 18 instituições selecionadas para a partir de 2016, integrar a rede de formação que é financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O Profhistória é destinado exclusivamente aos professores da Educação Básica que se encontram no exercício da docência nas escolas. A coordenação geral do mestrado profissional em Ensino de História é da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e com a expansão aprovada pela Capes, serão 30 núcleos espalhados pelo país que juntos oferecerão 465 vagas para o ingresso de 2016.

O professor da Unemat, Osvaldo Cerezer, que é o coordenador da proposta de adesão da Unemat no Profhistória comemorou. “Com certeza a aprovação representa uma grande conquista para o nosso curso de História”, diz.

A Unemat foi uma das 43 instituições que se candidataram a integrar a rede do Profhistória. Foram aprovadas a abertura de 18 novos núcleos, sendo três no Centro-Oeste, que serão sediados na Unemat, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), além de outras duas instituições no Norte, cinco na região Nordeste, quatro no Sudeste e quatro no Sul do país.

A primeira turma do Profhistória iniciou suas atividades em agosto de 2014 nas seguintes instituições: FURG, PUC-RJ, UDESC, UERJ, UFF, UFRGS, UFRJ, UFRRJ, UFSC, UFSM, UFT e UNIRIO – que também continuarão a oferecer vagas em 2016.

Todos os professores da rede pública selecionados contarão com bolsas de mestrado da Capes e o título de Mestre em Ensino de História concedido pelo ProfHistória (um mestrado profissional) confere ao seu detentor as mesmas prerrogativas e direitos do título de mestre obtido em mestrados acadêmicos.

“Essa aprovação mostra, mais uma vez, que a Unemat está cumprindo seu papel junto a sociedade mato-grossense, levando para o interior do Estado ensino de pós-graduação stricto sensu, colaborando com o desenvolvimento científico regional”, avalia o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Unemat, professor Rodrigo Bruno Zanin.

Com a adesão da Unemat a rede do Profhistória são quatro cursos de mestrados profissionais em rede que passam a ser oferecidos na instituição: Profletras, nos campi de Cáceres e Sinop; Profmat no campus de Sinop e Profhistória no campus de Cáceres.  

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE