O governo do Estado abriu licitação para contratar uma empresa especializada em serviços de agenciamento junto às instituições de ensino, sediadas em Mato Grosso, de estudantes dos ensinos médio e superior, para preencher 1.417 bolsas de estágio. As vagas serão abertas em entidades e órgãos ligados ao Poder Executivo. Do total, 1.401 bolsas são para acadêmicos e 16 vagas para estudantes do ensino médio.
A maioria das vagas, cerca de 290, é para acadêmicos do curso de Direito. Deste total, 164 estagiarão na Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP). Para estudantes de Administração foram destinadas 264, a maioria, cerca de 72, também para a SESP. Outros 55 alunos do curso farão estágios no Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) e os demais em outros órgãos e entidades. Há ainda 117 vagas para acadêmicos de Ciências Contábeis; 81 para alunos do curso tecnólogo em Secretariado; 68 para estudantes de Ciência da Computação; 57 para tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos e mais 41 para Gestão da Tecnologia da Informação; 33 para Serviço Social; entre outros.
Os estudantes também farão estágios na Controladoria Geral do Estado (CGE); Departamento de Trânsito (Detran); Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat); Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (IPEM); Procuradoria Geral do Estado (PGE); Secretaria de Educação (Seduc); de Gestão (Seges); de Fazenda (Sefaz); de Saúde (SES); Assistência Social e Trabalho (Setas); e demais órgãos e entidades.
Os alunos de nível médio farão estágio de, no máximo, 20 horas semanais. Estudantes de nível superior podem estagiar até seis horas por dia, equivalentes a 30 horas por semana. A duração dos estágios será de 12 meses, podendo ser prorrogado, por igual período, uma única vez. Os participantes do programa terão direito a 30 dias de férias remuneradas, quando o estágio tiver duração superior a um ano. Os estagiários terão direito a bolsa e auxílio transporte de R$ 478 (ensino médio) e R$ 828 (ensino superior).
Cada órgão ou entidade com até cinco servidores poderá contratar um estagiário; locais que contam com seis a dez servidores podem contratar até dois; órgãos que têm de 11 a 25 funcionários podem ter até cinco estudantes; órgãos ou entidades que têm acima de 25 trabalhadores, podem completar o quadro de funcionários com 20% de estagiários em relação ao número de servidores.
As propostas das agências serão entregues entre os dias 27 deste mês e 5 de agosto. Não foi, no entanto, divulgada uma previsão de quando os estagiários serão contratados, nem as cidades que terão vagas. O edital completo ainda não disponibilizado no site da Secretaria de Estado de Gestão.
A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado, que circula hoje.
(Atualizada às 14h)