A equipe da Secretaria de Auditorias Especiais do Tribunal de Contas de Mato Grosso realizou vistoria na Escola Estadual Antônio Geraldo Gasparoto Gattiboni, em Várzea Grande, esta manhã. A visita faz parte do trabalho de auditoria especial na Educação Fundamental está promovendo este ano, com objetivo de fazer um diagnóstico minucioso da situação do ensino, apontando as principais falhas e os casos de sucesso a fim de identificar boas práticas.
O relator do processo é o conselheiro Antonio Joaquim e a auditoria conta com a Secretaria de Controle Externo de Auditorias Especiais, liderada por Lidiane dos Anjos Santos. Os auditores vistoriam 48 escolas das redes estaduais e municipais, abrangendo 22 municípios que representam aproximadamente 40% da população de Mato Grosso, segundo assessoria.
O diretor da Escola Estadual Antônio Geraldo Gasparoto Gattiboni, Luiz Gustavo Rodrigues da Costa, conta que "a iniciativa do Tribunal de Contas pode contribuir para que as escolas tenham mais informações e meios de exigir melhorias". Entre as dificuldades vivenciadas pela unidade escolar, está o envolvimento da comunidade, principalmente dos pais, nas atividades escolares.
Nesse sentido, a secretária do TCE, Lidiane explicou que "a escola é o lugar de estudar, mas também pode ser visto como um espaço da comunidade do qual ela pode e deve preservar e conhecer". De acordo com a secretária o trabalho de vistoria inclui ainda entrevistas estruturadas com o diretor e os professores, além de coleta de imagens dos prédios onde funcionam as instituições. Um dos itens analisados trata da acessibilidades nas escolas, como rampas e banheiros adaptados para receber alunos, professores ou visitante portadores de necessidades especiais.
O critério de seleção das unidades escolares fiscalizadas foi o desempenho no Indicador de Proficiência (qualidade do aprendizado), um dos indicadores que compõem o Ideb. Foram selecionados para amostragem da auditoria as escolas com desempenho médio, baixo e elevado no indicador.
São avaliados aspectos como a infraestrutura, o financiamento do ensino e a gestão. O diagnóstico do Tribunal de Contas de Mato Grosso vai aprofundar em questões de gestão como compreender se os diretores e coordenadores escolares recebem periodicamente capacitações e se as consideram aplicáveis ao exercício de suas funções. O diretor e o coordenador escolares têm papel fundamental para bons resultados no ensino, partindo desse ponto de vista os auditores vão avaliar se a Secretaria Estadual de Educação possui mecanismos adequados para selecionar o perfil de diretor escolar.