PUBLICIDADE

Seduc conhece sistema pioneiro de transporte escolar rural

PUBLICIDADE

Um sistema que tem como objetivo melhorar a gestão e o custeio do transporte escolar rural das redes de ensino será apresentado para a comissão tripartite do Transporte Escolar, constituída pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-MT). A encontro ocorre, amanhã, às 8h, no auditório da AMM.

Desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) o projeto, denominado Transcolar, implementa um sistema de informações georeferenciadas de transporte, com o devido roteamento e com o cálculo exato do quanto custa cada aluno dentro de cada veículo, consolidando a despesa por escola ou por município.

Um dos pesquisadores da UFMG, que apresentará o projeto, Nilson Nunes, destaca que o sistema oferece uma modelagem gráfica e estatística que permitirá a licitação ou contratação dos serviços a partir de uma estimativa de custos mais racional e com critérios claros e parametrizados de aferição do valor justo. “Isso confere mais transparência ao processo e reduz os questionamentos de órgãos de controle”.

Segundo o assessor da Seduc, Alfredo Ojima, a busca da comissão é por alternativas que visem uma gestão de maior qualidade, reduzir custos, reduzir o tempo do aluno na estrada e aumentar a segurança desses estudantes. “O diagnóstico proporcionado pelo sistema irá ajudar os municípios a conhecer melhor a realidade do transporte escolar em suas regiões e orientar a Secretaria sobre quais são os investimentos necessários para otimizar rotas, quais os veículos mais adaptados a cada região e sobre o cálculo de custeio mais adequado”.

O sistema foi desenvolvido a partir de uma parceria da Secretaria de Estado de Educação (SEE) de Minas Gerais com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a Universidade Federal de Minas Gerais e o Instituto de Geoinformação e Tecnologia de Minas Gerais (IGTEC).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE