Representantes dos países que formam o grupo dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), devem se reunir no mês que vem, entre os dias 25 e 29, em Cuiabá, para discutir a cooperação multilateral em educação profissional e tecnológica, educação superior e desenvolvimento de metodologias conjuntas para indicadores educacionais, além dos princípios básicos para a criação de uma rede universitária do bloco. A ideia é compartilhar experiências sobre os diferentes sistemas educacionais entre os países.
A proposta foi discutida na semana passada, em Brasília, durante reunião entre especialistas em educação e representantes dos Brics. Eles prepararam uma agenda de encontros para tratar da cooperação multilateral e discutir temas como a qualidade da educação, mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável e segurança nutricional. As próximas reuniões, além de Cuiabá, serão realizadas nos meses maio e outubro nas cidades de São Petersburgo, na Rússia, e Pequim, na China.
A equipe sugeriu ainda que cada país crie grupos de trabalho que envolvam representantes dos órgãos nacionais de análise de dados, como, por exemplo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).