A escola particular é considerada melhor que a pública em todos os níveis de educação: 77% dos entrevistados pela pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira – Educação Básica, feita pelo IBOPE Inteligência para a Confederação Nacional da Indústria (CNI), consideram o ensino em escolas particulares bom ou ótimo. Quando se trata da escola pública, o número cai para 50%.
Para comparar a qualidade do ensino entre as escolas públicas e as privadas, foi construído um indicador de difusão a partir dos percentuais de resposta ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo. O indicador varia de zero a cem pontos e quanto mais próximo de cem, melhor é a avaliação da população.
Para o ensino fundamental nas escolas públicas, o indicador fica em 57,6 pontos, abaixo dos 76,1 pontos das instituições privadas. No ensino médio, o indicador das escolas públicas é de 58,4 pontos, ante os 75,8 pontos das privadas. Já no ensino superior, as públicas alcançam 67 pontos e as privadas, 75,9 pontos.
A segurança é o item com a pior avaliação nas escolas públicas. Em uma escala de zero a cem, a segurança fica com 5,1 nas escolas de ensino fundamental e com 5,3 no ensino médio. O item melhor avaliado é limpeza e manutenção, com 6,7 no ensino fundamental e 6,9 no ensino médio. As notas desta edição da pesquisa são inferiores às registradas no levantamento feito em 2010, o que indica o aumento da insatisfação da população com as condições das escolas públicas no país.
Ainda segundo o estudo, aproximadamente nove em cada dez pessoas (96%) concordam totalmente ou parcialmente que a participação dos pais é muito importante para o desempenho dos estudantes. Apenas 2% dizem não concordar nem discordar dessa afirmação.
Foram entrevistadas 2.002 pessoas em 142 municípios entre os dias 8 e 11 de junho de 2013. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais sobre os resultados observados para o total da amostra, com nível de confiança de 95%.