Parte de 60% dos professores contratados na rede pública do Estado será demitida ainda no final do mês, segundo o governador Pedro Taques (PDT). Ele visitou a secretaria de Educação (Seduc),tratou do assunto com o secretário Permínio Pinto e a decisão se deve ao corte de gastos da gestão.
Taques destacou que o Estado é o terceiro no país em número de professores contratados que, para ele, deve ser reduzido. “Precisamos reduzir este número, mas através da estabilidade que o concurso público dará. Nós discutimos isso hoje com o secretário de educação, mas detalharemos isso em outras reuniões”.
Os professores serão indicados pelo secretário para serem demitidos até o fim do mês. “O secretário vai me indicara até o final do mês aqueles que serão demitidos. Nós precisamos entender que eu preciso cortar gastos para que possamos ter o limite prudencial da lei de responsabilidade fiscal e o secretário de educação está fazendo este levantamento”.
Quanto ao pagamento de salários dos servidores da Educação, Taques enfatizou que esta é uma das prioridades da pasta, mesmo que os recursos do Estado estejam no 'vermelho'. "Nós estamos trabalhando firme para que tenhamos recursos para pagar o servidor que é a nossa prioridade".
Outras pautas
Além de debater sobre a situação dos professores contratados, o governador pontuou algumas prioridades da pasta, que serão executadas durante o mandato. “Nós temos 750 escolas, 150 mil alunos, nós temos escolas que estão em péssimas condições, nós temos um processo pedagógico que precisa ser transformado para que coloque no centro desta transformação o aluno”.
Dentre os pontos está o analfabetismo. Segundo Taques, a Secretaria de Projetos Estratégicos, comandada por Gustavo Oliveira, juntamente com a de Educação, farão uma parceria para reduzir o número de pessoas que não sabem ler ou escrever.
“Nós temos 7,8% da população acima de 15 do Estado é analfabeta. O gabinete de projetos estratégicos junto com o secretário de educação vão tratar disso para que possamos envolver a sociedade neste grande processo, para que estes mato-grossenses não sejam deixados para trás e sejam inseridos na comunidade em que vivem através da educação. Transformar as pessoas para que elas possam transformar a realidade em que vivem”.
Outra prioridade destacada por Taques será o aprimoramento do programa Anjos na Escola, no qual frisa a educação diferenciada aos alunos que possuem dificuldades no aprendizado. “Este programa não é algo inédito. Já existe em alguns Estados. […] que é identificar nas escolas, aquelas crianças e adolescentes que tenham déficit de aprendizagem em razão da falha nutricional, em problemas em casa, de visão. Estas crianças serão identificadas para que tenham um tratamento diferenciado. É um dos programas que discutimos com o secretário e com sua equipe”.