Cerca de 600 consultas já foram realizadas no Centro de Especialidades Odontológicas, inaugurado em Sinop, em abril. Segundo Maria Estela Hirata Lemes, chefe do departamento Odontológico da Secretaria de Saúde, o centro possui seis especialistas em odontologia, e os tratamentos que estão sendo feitos são de cirurgia buco-maxilo facial, periodontia, tratamento de gengiva e tratamento de canal.
Conforme Maria Estela, no momento estão dando preferência pelos pacientes portadores de necessidades especiais, porque muitos possuem vários problemas bucais e não conseguem pagar o tratamento além de gestantes, como um meio preventivo.Os pacientes são encaminhados pelas Unidades de Saúde Central e Menino Jesus, Programa da Saúde da Família do Jardim Primaveras e as outras unidades que possuem atendimento odontológico.
Ressalta também que os pacientes dos postos onde não possui atendimento odontológico, devem procurar uma das unidades acima citadas para conseguir o encaminhamento. A chefe do departamento ainda relatou que a procura maior está sendo para o tratamento de canal, e que já possui uma lista de espera, mas acredita que todos serão atendidos no máximo em um mês.