PUBLICIDADE

Secretaria de Saúde de Sinop já registrou 44 casos de leishmaniose

PUBLICIDADE

Desde 2001 a Secretaria Municipal de Saúde em Sinop vem fazendo um monitoramento e balanço dos casos de leishmaniose registrados e atendidos no município. Até o momento foram 960. Desses, 44 só neste ano. O índice de abandono de tratamento também foi calculado mas é pequeno, segundo a coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Sandra Regina Inocêncio de Oliveira, apenas 10%.

“Esse é o número até final de 2004. Como o tratamento dura em média 20 dias, algumas pessoas deixam de fazer por cerca de um mês e depois retomam. Então só consideramos abandono mais de 60 dias”, disse ao Só Notícias.

Há dois tipos de leishmaniose. A visceral e a pegumentar americana, mais conhecida como cutânea, é também, a mais comum. A visceral é rara e afeta os órgãos, como baço, fígado e rins. A leishmaniose visceral em si não leva a óbito, o que pode matar o doente são as doenças crônicas que ficam como seqüelas. Por exemplo, a doença é tratada mais o infectado acaba desenvolvendo doença de rins.

As duas formas de infecção são transmitidas da mesma maneira, através da picada do mosquito infectado. O desenvolvimento de uma ou outra depende do tipo de protozoário que o transmissor adquiriu. A leishmaniose visceral é desenvolvida através do protozoário Leishmania brasiliensis e a leishmaniose cutânea através do Leishmania donovani.

O tratamento para as duas infecções também é o mesmo, com aplicações endovenosas de antibióticos, é gratuito e encontrado em qualquer posto de saúde. A fase de desenvolvimento e percepção da doença, leva em torno de 30 dias após a picada do mosquito. A saliva do transmissor leva o protozoário, no caso da cutânea, até a pele. Como a pessoa infectada coça o local a ferida, de fundo plano e rosado, sem nenhum tipo de secreção, começa a se abrir e aumentar de tamanho gradativamente. Em Sinop não foi registrado nenhum caso de óbito pela leishmaniose pegumentar americana e nenhum caso de leishmaniose visceral.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE