O número de casos de dengue confirmados em Sinop, este ano, já supera os de 2005. Entre os meses de janeiro e outubro, a Secretaria de Saúde registrou 307 contaminações. Ano passado o município teve um total de 288 casos confirmados. O setor comercial teve o maior número de contaminações, foram 51. O bairro Boa Esperança tem 48 e, o Jardim Paraíso, com 39.
Grande parte dos focos do mosquito é encontrada nos quintais das residências. Cerca de 60 agentes continuam trabalhado em mutirões para recolher objetos que acumulem água depositados em terrenos baldios e orientando os moradores em visitas periódicas. Outro trabalho desenvolvido foi a limpeza de bocas de lobo, que também acabam acumulando lixos e se tornado locais propícios para proliferação do mosquito.
Os cuidados com os focos da doença devem ser maiores no período chuvoso, em que os lixos acumulam água e se tornam locais de fácil reprodução do mosquito. Esse cenário é preocupante em toda a região na época das chuvas. As Secretarias de Saúde se mobilizam e intensificam os trabalhos para evitar a infestação e a aplicação do fumacê, que é necessária quando há altos índices de contaminação.
O índice no início do mês chegou a 0,33% na área central da cidade. O máximo recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 1%.