Aconteceu ontem tarde, em Sinop, a 2ª etapa da capacitação para vendedores ambulantes oferecido pela prefeitura, através do Departamento Vigilância Sanitária (VISA) da Secretaria Municipal de Saúde. Mais de 60 ambulantes que trabalham com a manipulação de alimentos e bebidas participaram atentamente da palestra que abordou vários assuntos: contaminação de alimentos, microorganismos, manipuladores, equipamentos e utensílios, ambiente, entre outros.
Marli Almeida trabalha com a comercialização de lanches há um ano em Sinop. Ela elogia a iniciativa do poder público e acredita que o caminho ideal seja realmente a qualificação. ”Eu quero sempre fazer o melhor e vender um bom produto. Não quero que o meu lanche faça mal para os meus clientes”, declarou.
Outro assunto abordado foi a emissão das “carteirinhas” para os vendedores. ”Ela será o comprovante que vocês foram capacitados para trabalharem”, disse coordenadora do departamento de VISA Luciana Pereira. Esse documento terá validade até o ano de 2008.
Rainieri de Souza trabalhava em uma madeireira e há alguns meses decidiu investir na produção e comercialização de hortaliças. Preocupado com as maneiras de manipular seus produtos ele decidiu buscar informações.”Com o tempo a própria população vai nos cobrar a carteirinha e maior qualidade nos nossos produtos, por isso acredito no trabalho da vigilância e participarei sempre que surgirem novos cursos” disse ele.
Todas as informações repassadas para os ambulantes estão baseadas em leis que cobram boas práticas na hora de trabalhar com alimentos e bebidas. O curso deverá acontecer pelo menos uma vez por ano, para reciclagem dos trabalhadores da classe.