A Secretaria de Saúde de Sorriso deverá implantar, em breve, uma “unidade livre do tabaco”, que funcionará como um grupo de controle ao tabagismo, oferecendo tratamento aos que necessitam de acompanhamento para abandonarem o cigarro. “Em alguns postos de saúde esse trabalho já é desenvolvido. Hoje, qualquer pessoa que tiver problema de dependência do tabaco pode procurar os postos que lá encontrará um profissional que o auxiliará na solução do seu problema”, explica a pneumologista Simone Gomes de Oliveira
Segundo a médica, a unidade livre do tabaco deverá ser implantada no posto central. “Está dependendo da aprovação do Estado, do Incra e da adequação de alguns profissionais para formar a equipe e iniciar os trabalhos”, declara a médica.
Desde o dia 31 de maio, data em que se comemorou o “dia mundial sem tabaco”, a Secretaria de Saúde de Sorriso vem realizando inúmeras atividades visando o combate ao tabagismo. “Desde maio, foram desenvolvidas muitas ações de anti-tabagismo, como a capacitação dos enfermeiros, dos agentes comunitários, dos professores e de todos os profissionais que lidam com a população e que estejam ligados à saúde e à educação para trabalharem com o tema”, declara Simone.
A médica explica que o próximo passo será a realização de campanhas e trabalhos nas escolas. Todo o material será apresentado no dia 29, durante a “Blitz do Tabaco”.