A Secretaria de Saúde de Sinop tem buscado alternativas e estratégias para conscientizar a população adulta quanto à vacinação contra a febre amarela. Uma das ações será oferecer a vacina na barraca de emergência da secretaria na Praia do Cortado durante o Festival de Praia.
”A cobertura vacinal com as crianças já ultrapassou 100% o problema tem sido com a faixa etária adulta”, afirmou a coordenadora do Departamento de Imunização e enfermeira, Elza Escobar.
A preocupação surgiu por causa do óbito, por febre amarela, ocorrido na cidade de Nova Ubiratã (160 km de Sinop) e também em função da data de vencimento das vacinas. Segundo Elza, dentro de alguns meses as vacinas estarão vencendo e a população ficará desprotegida perante a febre amarela.
De acordo com dados da SMS, os últimos casos notificados da doença ocorreram em 2001 e não foram confirmados. De 2002 até o momento não foram notificados nem mesmo suspeitas da doença. “Mesmo não tendo perigo iminente da doença, é preciso que as pessoas previnam-se” disse a coordenadora.
Para incentivar a vacinação, a Secretaria estará oferecendo a vacina também nos Postos de Saúde para aqueles que vão em busca de atendimento. ”Quando as pessoas buscam outras vacinas, como: antitetânica, ou qualquer tipo de procedimento nós pedimos pra que tome também a de febre amarela” relatou Elza.
A Febre Amarela é transmitida por vírus através de mosquito, os sintomas são: febre, dor no corpo e dores de cabeça, podendo levar a óbito.