Os atendimentos Odontológicos em Sorriso, segundo a coordenadora de Odontologia, Maria Ivete Saito, contemplam hoje Bairros e Distritos de Sorriso, além do Assentamento Jonas Pinheiro. “Nunca tantas ações e programas foram desenvolvidos na área de Odontologia pelo setor público”, disse ela, ao destacar dois importantes números. Em 2005 foram feitos 68.198 procedimentos odontológicos na área pública de Saúde, sendo 25.481 pessoas atendidas no período.
“O número de atendimentos demonstra nosso compromisso com a população, e podemos afirmar que este ano os números terão significativo aumento, já que ampliamos nossas ações e investimentos neste setor, além dos horários e profissionais disponibilizados nas diferentes Unidades de Saúde”, ressaltou a coordenadora, tendo em vista os números já alcançados no primeiro semestre.
Além dos 14 PSF’s, nos quais inclui-se o Distrito de Boa Esperança, os procedimentos odontológicos também são realizados através do Programa de Agentes Comunitários de Saúde nos bairros Fraternidade e União, nos Distritos de Primaverinha e Caravágio, e Assentamento Jonas Pinheiro (ônibus), além do Trailler.
Maria Ivete Saito destacou dois fatores importantes que são observados pela Secretaria de Saúde e Saneamento, que referem-se a qualidade dos produtos utilizados para os procedimentos, e os atendimentos de emergência. “Nossos profissionais estão orientados para que todas as urgências sejam atendidas”, salientou ela.
Além dos atendimentos, a coordenadora citou os projetos desenvolvidos pelos profissionais, a exemplo do trabalho realizado pela dentista Larissa Freitas da Cunha, na Escola Municipal Ivete Lourdes Arenhart, que integra, entre outros, cultura e saúde, ou seja, o ensaio e posterior apresentação de peças teatrais que trabalhem o tema Saúde Bucal. Além disso, acrescentou Maria Ivete, alguns odontólogos ministram palestras de prevenção em escolas públicas e também na Pastoral da Criança.