O prefeito em exercício, Luiz Carlos Nardi e o secretário de Saúde de Sorriso, Elso Rodrigues, estiveram visitando ontem, as Unidades de Saúde da Família de Sorriso. O município conta hoje com 14 postos, e mais um, no bairro São José, deverá ser construído ainda este ano.
Segundo Nardi, as visitas serviram para ouvir os servidores dos PSF’s e a população. “Pudemos ver de perto como está o funcionamento das unidades, ouvir as reivindicações dos pacientes e avaliar as condições de trabalho dos nossos servidores”, explica. Ouvir a população tem sido prioridade da administração municipal que, através da Secretaria de Saúde, está realizando reuniões em todos os bairros de Sorriso.
O programa Saúde da Família, que foi implantado pela administração municipal no ano passado, trata-se de uma estratégia que pretende promover uma completa reorganização do acesso da população aos serviços de saúde, fornecendo um tipo de atenção à saúde de caráter permanente. Dentro do programa Saúde da Família, equipes compostas de agentes comunitários, auxiliares de enfermagem, enfermeiros e médicos fazem acompanhamento contínuo da saúde das famílias que se localizam em sua área de atuação.
Assim que estiver totalmente concluído o projeto, cada bairro terá uma equipe responsável pelo acompanhamento dos moradores, tanto no momento da doença como em medidas de prevenções para que essa população não venha a adoecer. Segundo o secretário Elso Rodrigues, a idéia é fazer com que o usuário do Sistema Único de Saúde –SUS, tenha acesso à saúde próximo à sua casa. O secretário destaca que todas as equipes que atendem ao município receberam cursos de capacitação para se adaptarem a nova forma de atendimento.
As famílias são visitadas regularmente pelas equipes, que detectam problemas e lhes dão encaminhamento, além de realizar ações de caráter preventivo. Nos locais onde foi implantado, o programa vem possibilitando a resolução de cerca de 80% dos problemas nas próprias Unidades de Saúde da Família. Isso diminui sensivelmente a necessidade de ida ao hospital, reduzindo as filas e expandindo a capacidade de atendimento do conjunto do sistema de saúde.