Fiscais da Vigilância Sanitária de Lucas do Rio Verde já recolheram seis cães nas ruas e avenidas do município, nos últimos dias. Os animais foram encaminhados ao canil da Prefeitura Municipal, onde devem permanecer por 15 dias. Após esse prazo os animais serão doados. A informação é do técnico sanitarista Gilmar Bieger.
Segundo ele, os interessados em adotar um animal podem procurar o departamento de Vigilância Sanitária e fazer a solicitação. Outros cães também serão doados para fazendeiros ou devolvidos para os donos. Os animais foram recolhidos nos bairros Rio Verde e Veneza.
A maior preocupação é com a contaminação de doenças por meio dos animais que não recebem as vacinas necessárias. Dados do departamento apontam que na última campanha anti-rábica foram imunizados 3.944 cães, mas o número de animais no município é maior.
O recolhimento dos animais foi estipulado no novo código sanitário do município, aprovado pelo Legislativo no final do ano passado. Outro trabalho que está sendo realizado é de visitas e orientações aos moradores que criam galinhas e suínos em suas residências.
Bieger explica que todas as denúncias que são recebidas estão sendo inspecionadas pelo departamento. Segundo ele até agora só foram notificados casos de moradores com criação de galinhas. Pelo novo código a criação desses animais é proibida no perímetro urbano.