Hoje em Sorriso haverá mais um arrastão de limpeza, coordenadoo pela Secretaria Municipal de Saúde, para reforçar o combate ao mosquito da dengue. Desta vez, será no bairro União, onde uma quantidade considerável de lixo da dengue (latas, pneus, garrafas, dentre outros) está armazenada em quintais e até mesmo nas laterais das ruas.
Segundo o engenheiro sanitarista Marcelo Oliveira, o bairro não está entre os que tem maior índice de infestação mas esse trabalho preventivo será realizado uma ou duas vezes por mês, em vários bairros da cidade. O arrastão vai mobilizar cerca de 60 pessoas, entre agentes de saúde e funcionários da secretaria de Obras.
Segundo ele, até agora foram confirmados apenas dois casos da doença. “Desses dois, um era de fora. A maioria dos exames, ainda estamos aguardando o resultado”, destacou. No último arrastão de limpeza promovido pela Secretaria de Saúde em parceria com a secretaria de Obras, foi nos bairros São José I e II. Foram recolhidos cerca de 16 caminhões de lixo: pneus velhos, latas, plásticos e outros materiais que acumulam água da chuva.
Além desse trabalho de arrastão nos bairros, a secretaria iniciou na semana passada, a capacitação dos “agentes de saúde mirins” no município. Segundo o projeto, realizado através da parceria das Secretarias de Saúde e Educação, os alunos que cursam até a 6ª série farão a fiscalização no seu bairro, na sua rua e na sua própria casa para que não haja focos do mosquito da dengue.