PUBLICIDADE

Governo lança vacinação contra rotavírus em todo o Estado

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Saúde (Ses) começou hoje (06/03) a vacinação de crianças contra o rotavírus em todo o Mato Grosso. Cerca de 9.000 doses da vacina foram disponibilizadas para os 141 municípios do Estado. A primeira dose da vacina deve ser tomada por crianças na faixa etária de dois meses e a segunda dose quando completarem quatro meses de vida. Cuiabá, onde a vacinação foi lançada no Posto de Saúde do bairro CPA IV, hoje pela manhã, recebeu cerca de 900 doses da vacina já disponibilizadas nas Unidades Básicas de Saúde.

O secretário adjunto de Saúde da Ses, Antonio Augusto de Carvalho, disse que os pais devem estar atentos para a questão da idade em que as crianças serão vacinadas. “Por volta dos dois aos quatro meses de vida o sistema imunológico da criança está começando a agir sozinho para a proteção da vida. O perigo é que ele ainda está muito fragilizado, o que expõe as crianças ao risco de contrair doenças como o rotavírus. A vacina vem fortalecer esse sistema imunológico e evitar que crianças corram riscos de saúde”, explicou o adjunto. O rotavírus, que apresenta como um dos principais sintomas uma diarréia que provoca desidratação podendo levar crianças nessa idade a óbito.

O secretário adjunto alertou, também, para a necessidade que os médicos dos municípios terão de notificar quaisquer casos de rotavírus que venham a tratar em seu atendimento aos usuários do SUS. “Essas informações”, afirmou Antonio Augusto de Carvalho, “irão formar um banco de dados que possibilitará à Saúde controlar e combater a doença. Hoje não se aceita mais que se diga simplesmente que a criança sofreu uma virose. O médico precisa dizer exatamente que tipo de virose acometeu a criança”.

A partir de agora a vacina contra o rotavírus está incluída nos kits de vacina que as crianças tomam rotineiramente aos dois e quatro anos de idade: Sabin, tetravalente (tétano, difteria e coqueluche) e a meningite. “Quanto os pais levarem seus filhos para serem vacinados eles já receberão, automaticamente, a vacina contra o rotavírus”, informou a superintendente de Vigilância Epidemiológica, Cleoni Silvana Krüger.

Além do secretário adjunto de Saúde, Antonio Augusto de Carvalho, que representou no lançamento da vacina o secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, estavam presentes a superintendente de Vigilância Epidemiológica, Silvana Kruger, o secretário adjunto de Saúde do município de Cuiabá, Raul Spinelli, a coordenadora de Ação Básica Municipal, Ivonete Fortunato e a coordenadora de Vigilância Epidemiológica do município, Valéria Oliveira.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE