O índice de infestação do mosquito da dengue em Lucas do Rio Verde, continua alto:2,11%, segundo informações do departamento de endemias da Secretaria Municipal de Sáude. Os bairros Alvorada, Menino Deus e Rio Verde são os que concentram maior número de focos de infestação, de acordo com o último relatório.
Os agentes de saúde de Lucas do Rio Verde fizeram, recentemente, o bloqueio do mosquito transmissor da dengue em todos os bairros onde há incidência do Aedes Egypt. Eles fazem a borrifação de veneno com bombas costais. O trabalho é conhecido como delimitação de focos. O veneno foi aplicado nos quarteirões onde há focos da dengue, em três ciclos – com intervalo de uma semana-.
Os agentes fazem visitas de casa em casa, diariamente, buscando orientar, aconselhar e conscientizar os moradores para manterem quintais limpos. Quem insistir em deixar os quintais sujos, poderá ser multado. O maior problema está no lixo doméstico (latas, garrafas e outros objetos) onde se acumulam as águas das chuvas, e nas calhas.