O coordenador de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Valerio Gobatto, disse hoje de manhã, que o índice de infestação do mosquito Aedes Egypt continua preocupante. Em diversos bairros os agentes da secretaria detectaram um grande aumento no número de larvas. O último levantamento, concluído em dezembro, aponta que o índice subiu de 0,50 para 1,4%. Os bairros Jardins Paraíso, Botânico e a área central são os locais onde há maior infestação. Mais de 30 mil pessoas estão nos bairros onde há índices altos de infestação do mosquito transmissor da doença.
“Começamos o ano com um índice alto. Nos últimos 60 dias, a infestação mais do que triplicou. 90 dos depósitos onde são encontradas larvas não são em terrenos baldios. Estão nos quintais das residências, em latas de cerveja, garrafas, sacos plásticos e outros objetos que acumulam água das chuvas. Então, é preciso, com urgência, que os moradores deixem seus quintais limpos. Só eliminando os criadouros é que venceremos a guerra contra a dengue”, explicou o coordenador, em entrevista na Rádio RCN.
Os casos registrados da doença nos últimos dias não são expressivos, de acordo com o coordenador. “Mas é preciso a população fazer a sua parte. Os quintais devem estar permanentes limpos nesta época onde as chuvas são intensas”, acrescentou.
São 180 agentes de saúde e 110 agentes do Programa de Saúde da Família estão fiscalizando residências e orientando os moradores.