A gestora em saúde pública Marcia Soariano é a nova chefe do Pólo Regional de Saúde em Sinop. Ela assumiu no lugar de Benedita Leandro, que ficou no cargo nos últimos dois anos, e vai permanecer no pólo.
A mudança é técnica e Marcia foi indicada pelo deputado Dilceu Dal Bosco (DEM), com aval da Secretaria Estadual de Saúde. Ela estava em Cuiabá, no núcleo central, tem 43 anos e é servidora pública há 19. Já chefiou o Pólo Regional de Saúde em Juara.
O Pólo de Sinop engloba as ações de saúde em Sinop e 13 cidades da região.
A nova chefe já reuniu-se com os 14 secretários de saúde da região ( dentre eles Sorriso, Lucas do Rio Verde, Vera, Claudia e Santa Carmem). “Eles já comprovaram eficiência com ações que vêm desenvolvendo e, com estas mudanças, teremos avanços significativos na saúde pública. Nossa missão principal a curto prazo é reduzir casos de dengue e malária”, afirmou, ao Só Notícias. Sinop e Sorriso tem índices preocupantes de dengue. Lucas do Rio Verde o problema é também com a malária. Está sendo feita borrifação de veneno para conter o avanço da doença e foram 103 casos registrados este ano.
Marcia explicou que o pólo vem implantando mudanças. “Estamos preparando o pólo para a nova descentralização. A secretaria, por exemplo, deixará de repassar recursos para os municípios, que receberão verbas diretamente do governo federal para as ações de saúde pública. Os secretários municipais terão uma autonomia muito maior”, explicou Marcia. “O pólo vai prestar assessoria, orientação e capacitação e continua com a gestão. Mas o pacto pela saúde dá muita liberdade para as prefeituras definirem suas ações”, acrescentou.