O controle da dengue e malária será tema de palestras na próxima segunda-feira, com a participação de médicos, enfermeiros, agentes de saúde, entre outros profissionais da saúde. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no Escritório Regional de Saúde.
As discussões começam às 13 horas, com palestra da médica Soraya Biana Rezende da Silva, especialista no tratamento de dengue no Estado. Às 19 horas, Cor Jésus falará sobre tratamento da malária. Também participarão dos debates o superintendente adjunto da SUVSA, Benedito Oscar de Campos, o coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental, Oberdam Coutinho Lira, e a coordenadora estadual do Programa Nacional de Controle da Malária, Siriana Maria da Silva.
Em muitos municípios da região, a dengue está preocupando as equipes de saúde. Em Sinop, por exemplo, já foram confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde cerca de mil casos este ano.
O principal fator para esse aumento é a intensidade das chuvas, que favorece a proliferação dos mosquitos transmissores. A limpeza de quintais e terrenos baldios é uma das principais ações para evitar a infestação. Mas, apesar dos alertas, o lixo é apontado como principal criadouro em todas as cidades.
A malária também tem preocupado. Em Lucas do Rio Verde foram 73 casos em apenas dois meses.