O Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso alerta a população a respeito da venda ilegal de medicamentos, prática que vem crescendo em todo o país. Os remédios são vendidos em locais de grande circulação de pessoas e pouco fiscalizados pela Vigilância Sanitária, como feiras livres e camelôs.
Para o presidente do CRF, Adonias Corrêa da Costa, a população e os órgãos competentes devem ficar atentos ao comércio ilegal. “Esperamos que a Vigilância Sanitária fiscalize com a importância que o assunto merece. E que a população não compre esses medicamentos, pois poderão causar problemas ao invés de trazer soluções”.
Em sua grande maioria, os medicamentos apreendidos em várias capitais do Brasil estão com o prazo de validade vencido, sem registro e apresentam alterações na cor e no formato.
Quem for pego vendendo medicamentos de forma irregular é detido e autuado em flagrante. A pessoa responderá inquérito com base no artigo 8.137/90 do Código do Consumidor, que pune venda de produtos impróprios para o consumo.