As Secretarias de Saúde já estão elaborando seus planos de ações para combate a dengue no período chuvoso, quando aumenta consideravelmente o número de contaminações em toda a região Norte. O Escritório Regional de Saúde de Alta Floresta está acompanhando os municípios na definição de estratégias para os meses de novembro e dezembro, e início de 2008.
Segundo o biólogo Saint Clair Cazarini, “em uma reunião de Comissão Intergestora Bipartite do regional foram expostas as problemáticas e sugestões para os gestores, que devem elaborar seus planos com base no plano nacional de controle da dengue”.
Somente em Alta Floresta, de acordo com a Vigilância Ambiental, este ano foram 680 casos notificados. Destes, 300 confirmados. Além das ações realizadas periodicamente, foi necessária a aplicação do fumacê para conter a proliferação do mosquito transmissor, considerada última alternativa para reduzir as contaminações.
Outros municípios enfrentaram o mesmo problema. Em todo o Estado, este ano, foi registrado aumento de 70% nas notificações. Sinop, Cuiabá, Juína, Tangará da Serra, Primavera do Leste e Campo Novo do Parecis lideraram o ranking.