PUBLICIDADE

Sinop: número de pacientes com AIDS em tratamento aumenta 48%

PUBLICIDADE

Pacientes de pelo menos 25 municípios da região são acompanhados pelo Serviço de Atendimento Especializado em HIV de Sinop, único município do Nortão que possui o medicamento para o tratamento da doença. O número de atendimentos vem crescendo. Nos últimos dois anos, a Secretaria de Saúde constatou um aumento de 48% nos casos oficiais de AIDS.

Em 2005, 253 pacientes eram atendidos no município, desses, 133 residentes em Sinop e outros 120 da região. Atualmente, são 375. De Sinop, são 139. Outros 236 residem na região.

As pessoas são atendidas pelo menos duas vezes por semana, por um infectologista e equipe de enfermeiros, bioquímicos, assistentes sociais e psicólogos. Os exames para constatar se é portador do vírus também são gratuitos e podem ser feitos em qualquer unidade de saúde do município. O resultado sai em 15 dias.

De acordo com o serviço de atendimento, grande parte dos pacientes é encaminhada pelos agentes de saúde, que fazem visitas periodicamente nas residências e orientam as pessoas contaminadas. Muitas não procuram acompanhamento médico por medo de sofrerem preconceito.

Outros trabalhos de orientação e conscientização são realizados pela equipe em escolas, durante campanhas, entre outros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE